O acervo iconográfico apresentado se restringe ao século XIX. Foram selecionadas apenas imagens publicadas em livro com os devidos créditos, necessários para citações, conforme a lei de direitos autorais.
As imagens referem-se, principalmente, ao JBRJ e seu entorno. Teve também o objetivo de compreender a ocupação da área e destacar as alterações da paisagem em diferentes tempos.
As fotografias do Passeio Público buscaram esclarecer o conceito de parque público, no final do século XVIII e, mais tarde com uma área reservada para um jardim botânico no centro da cidade do Rio de Janeiro.
O arquivo Imagens permite a busca por autor, data, publicação e palavras-chave, além de informar os detalhes da iconografia como cromia, dimensão do original, título e observações. As imagens são apresentadas de duas formas: reduzida para rápida visualização e com possibilidade de ampliar com um clique na própria iconografia.
Vale ressaltar que as fotografias que pertencem ao patrimônio JBRJ encontram-se sob a guarda do Laboratório de Museologia/Prefeitura e estão em processo de higienização, identificação e acondicionamento adequados e deverão estar disponíveis, em breve, para consulta em banco de dados.
Imagem/Número |
Título |
Autor |
Data |
Tipo |
Dimensões do original |
Cromia |
Descrição da Imagem |
Origem |
Publicação |
Observação |
Palavras Chave |
A Lagoa Rorigo de Freitas | HAGEDORN, Friedrich | 1850-1870 |
Aquarela | 40,5x66cm |
Colorido | Vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas. À esquerda o Corcovado e ao fundo as praias de Ipanema e Leblon. | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999. Assinatura e data no verso | Lagoa Rodrigo de Freitas | |
Lagoa Rodrigo de Freitas | TAUNAY, Felix Emile | 11/12/1828 |
Óleo sobre cartão | 18,8x27cm |
Colorido | Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Vê-se ao fundo o Morro Dois Irmaõs e a Pedra da Gávea. | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999. Assinatura e data no verso | Lagoa Rodrigo de Freitas | |
Lagoa Rodrigo de Freitas | TAUNAY, Felix Emile | 22/12/1828 |
Óleo sobre cartão | 19x27cm |
Colorido | Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Vê-se ao fundo fumaça e algumas edificações | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999. Assinatura e data no verso | Lagoa Rodrigo de Freitas | |
Lagoa Rodrigo de Freitas | KELLER, Franz | 1870 |
Aquarela | 21x30cm |
Colorido | Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro dois irmãos, Pedra da Gávea. Dois cidadãos parecem desenhar. | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999. Assinatura e data no verso | Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro Dois Irmãos; Pedra da Gávea | |
Lagoa Rodrigo de Freitas | WERNECKE, Friedrich | 17/05/1849 |
Aquarela | 17,5x25,5cm |
Colorido | Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitase ao fundo o Morro Dois Irmãos. Vê-se escravos com barco ancorado | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999. Assinatura e data no verso | Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro Dois Irmãos | |
Lagoa Rodrigo de Freitas | STREATFIELD, Robert | s/d |
Aquarela | 31x45,5cm |
Colorido | Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro dois irmãos, Pedra da Gávea | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999. Assinatura e data no verso | Robert Streatfield; Lagoa Rodrigo de Freitas; Pedra da Gávea; Morro Dois Irmãos | |
View upon the lake of Rodriguez de Freytas | STREATFIELD, Robert | s/d |
Aquarela | 31,5x46,5cm |
Colorido | Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, com a Pedra Santa e à esquerda o Corcovado. | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999. Assinatura e data no verso | Lagoa Rodrigo de Freitas; Pedra Santa; Morro do Pão de Açúcar | |
Vista do Jardim Botânico | SISSON, Sebastien Auguste Youds, J. [ED.] | s/d |
Litografia | 39x52,5cm |
Colorido | Entrada do Jardim Botânico e suas Palmeiras-Imperiais | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999. Assinatura e data no verso | Jardim Botânico; Palmeira; Roystonea oleracea | |
Rio de Janeiro. Jardim Botânico. | BERTICHEN, Pieter Godfred | 1840-1860 |
Litografia | 31,5x45cm |
Colorido | O Jardim Botânico e ao fundo vê-se o Corcovado. A Aléia das Mangueiras e ao fundo Aléia das Palmeiras e cidadãos passeando. | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999. Assinatura e data no verso | Jardim Botânico; Morro Dois Irmãos | |
Vue du Lac de Freitas, belle platation d´orange,
sur le devans des Plantes Grasses, un Aloes en fleur [Vista da Lagoa
de Freitas, bela plantação de laranja, a frente das plantas suculentas,
uma babosa em flor]. |
FRÉDERIC, Charles Othon CLARAC, Jean Baptiste |
1816 |
Sangüínea | 30,0x39,0cm |
Sépia | Lagoa Rodrigo de Freitas. Aspecto único da capelinha N. S. da Cabeça, e que ainda existe, quase tal qual, na Casa Maternal Mello Mattos, na rua Faro nº 80. | Museu Castro Maya [MEA 1741], Rio de Janeiro | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro
- Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro |
Fotografia de Lula Rodrigo | Lagoa Rodrigo de Freitas; Capela | |
Sketch in the Brazils | BUTLER, Henry | 25/07/1835 |
Bico de pena a nanquim | 11,9x17,3cm |
P&B | O Morro do Pão de Aúcar visto da Lagoa Rodrigo de Freitas através da garganta do Humaitá com um casal de negros, um casarão à esquerda. Figura de uma gaivota acima | Coleção Maria Cecília e Cândido Guinle de Paula Machado, Rio de Janeiro | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Vicente de Mello | Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro do Pão de Açúcar | |
Paço do Imperador do Brazil em S. Christovão, Rio de Janeiro | PLANITZ, Karl Robert, Barão de | 1835-1840 |
Litografia aquarelada | 18,8x26,8cm |
Colorido | Desenho da Quinta da Boavista com um carro de bois no primeiro plano e o pico da Tijuca no último. | Coleção Maria Cecília e Cândido Guinle de Paula Machado, Rio de Janeiro | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Vicente de Mello | Palácio de São Cristovão; Quinta da Boavista | |
Passeio Público | ANÔNIMO [Atribuído a Auguste François Marie Glaziou] | circa de 1870 |
Grafite e Aquarela | 35,5x45,5cm |
Colorido | Projeto de perspectiva do novo arruamento e jardim-parque para o Passeio Público | Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Reprodução Fotográfica de Raul Lima | Passeio Público; Mapa | |
O Passeio Público de Outro´ra e hoje | FLEIUSS, Henrique | 1862-1865 |
Litografia | 22,4x17,3cm |
P&B | Duas gravuras numa só página daSemana Illustrada em 19/10/1862. Crítica amraga e justa ao arrasamento da velha flora do antigo Passeio, quando da remodelação efetuada por Auguste Glaziou, em 1861. | Coleção Gilbereto Ferrez, Rio de Janeiro | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Raul de Lima | Passeio Público | |
Smither Perrin´s house in San Clemente - Rio de Janeiro | A. P . | 1857-1860 |
Aguarela e Têmpera | 37,5x56,0cm |
Colorido | Residências no final da rua São Clemente século XIX, desde o terreno do atual consulado de Portugal (nº 424) até o Largo dos Leões e garganta do Humaitá. | Coleção Maria Cecília e Paulo Fontainha Geyer/Museu Imperial,Petrópolis | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Raul Lima | Rua São Clemente; Botafogo; Corcovado | |
Planta da Cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro. Levantada por Ordem de Sua Alteza Real o Príncipe Regente Nosso Senhor.No Anno de 1808. Feliz e Memoravel Epoca da Sua Chegada à dita cidade. Na Impressão Régia 1812. | REIS, J.A. dos | 1812 |
Buril em Cobre | 90,9x120,2cm |
P&B | Esta é uma planta primorosamente executada e a mais fiel que temosdos princípios do século XIx. Infelizmente não abrange os bairros da Zona Sul e, na Zona Norte, pára um pouco antes de São Cristovão. | Biblioteca Guita e José Mindlin, São Paulo | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Rômulo Fialdini | Planta da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro; 1808 | |
Plano da Lagoa do Rodrigo de Freitas. Elevado pelo Ten. Coronel Carlos Joze dos Reis Gama e pelo Cap. Jacques Augusto Coni e sendo dezenhado pelo mesmo Ten. Coronel em Janeiro de 1809. | Gama, Carlos José de Reis e | 1809 |
Nanquim e Aquarela | 98,2x69,5cm |
Colorido | Plano da Lagoa Rodrigo de Freitas | Biblioteca Guita e José Mindlin, São Paulo | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Raul Lima | Planta da Lagoa Rodrigo de Freitas levantada por ocasião da desapropriação da fazenda da Lagoa de Rorigo de Freitas. Consta índice, com números remissivos, de todos os moradores que pagam foro, além das estradas, caminhos, terras, rios, fortes, engenhos, praias, a capela de N. Senhora, Canavial, Casa da Vivenda do Engenho, Ermida de N. Sra. da Cabeça e Forte de S. Clemente. | |
Lagoa de Freitas | MARTIUS, Karl Friedrich | 1817 |
Grafite | 20,5x14,6cm |
P&B | Desenho na Lagoa Rodrigo de Freitas. No primeiro plano , na estrada para o jardim Botânico, logo ao pé da Lagoa vê-se dois cidadãos e possívelmente escravo negro puxando um burro. Avista-se ao longe, o mar, os Dois Irmãos, a Gávea e a Pedra Bonita. | Coleção Hans von Martius, Munique, Alemanha | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Reprodução fotográfica de Vicente de Mello | Lagoa Rodrigo de Freitas | |
View of the Corcovado | GRAHAM, Maria | 1821-1825 |
Água - tinta | 20,5x14,2cm |
Colorido | Corcovado vista de um jardim particular em Botafogo. Chama atenção a flora utilizada na composição do jardim. | Coleção Gilberto Ferrez, Rio de Janeiro | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Lula Rodrigo | Corcovado | |
Sugar Loaf from Lagoa dos Freitas | LANDSEER, Charles | 1825-1826 |
Grafite | 26,5x44,8cm |
Sépia | Desenho do Pão de Açúcar, visto da Lagoa Rodrigo de Freitas, através da garganta do Humaitá | Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Vicente Mello | Lagoa Rodrigo de Freitas; Pão de Açúcar | |
Vue prise du Barro Vermelho vers le Fort de S. Clemente sur la route du Jardin Botanique | PLANITZ, Karl Robert, Barão de | 1834-1840 |
Aquarela | 40,5x53,5cm |
Sépia | Final da rua São Clemente, do Largo dos Leões e Humaitá atual, vendo-se os morros do Corcovado, Gávea e Dois Irmãos | Coleção Maria Cecília e Paulo Fontainha Geyer/ Museu Imperial, Petrópolis | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Vicente de Mello | Quinta da Boavista; Palácio de São Cristovão; Pão de Açúcar; Pedra da Gávea | |
Accademia das Bellas Artes | ANÔNIMO | 1846 |
Litografia | 13,4x21,5cm |
P&B | Imperial , com um tílburi à frente e cidadãos passeando. | Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Lula Rodrigo | Academia das Belas Artes | |
Vista panorâmica da Mesa do Imperador na estrada de Dona Castorina para a Tijuca | HAGEDORN, Friedrich | 1852-1860 |
Têmpera | 26,5x44,8cm |
Colorido | Da esquerda para a direita: o Corcovado, a Lagoa, morros de São João, Cabrito e o Pico até Itaipu Rodrigo de Freitas, ao fundo o Pão de Açúcar. Em primeiro plano vê-se dois cidadãos observando a paisagem . | Coleção Betarz e Mário Pimenta Camargo, São Paulo | Gilberto Ferrez Iconografia do Rio de Janeiro - Catálogo Analítico 1530-1890 Volumes I e II Edição publicada pela Casa Jorge Editorial - Rio de Janeiro | Fotografia de Rômulo Fialdini | Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro do Pão de Açúcar | |
Parte Ocidental da Lagoa Rodrigo de Freitas tomada da Quinta do Callau | FACCHINETTI, Nicola Antonio | c. 1879 |
Óleo sobre Madeira | 13,2x23cm |
Colorido | Vista para Lagoa Rodrigo de Freitas.Vê-se algumas palmeiras esparsas e uma casa. Ao fundo o Morro Dois Irmãos. | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999 | Lagoa Rodrigo de Freitas; Quinta do Callau; Morro Dois Irmãos | |
Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas tomada da Capelinha da Chácara do Tosta | FACCHINETTI, Nicola Antonio | 1879 |
Óleo sobre Madeira | 13x23cm |
Colorido | Parte da Lagoa Rodrigo de Freitas ao oriente | Museu Imperial, Petrópolis, RJ | Visões do Rio na Coleção Geyer, Centro Cultural Banco do Brasil | Coleção doada ao Museu Imperial pelo casal Paulo e Maria Cecília Geyer, em abril de 1999 | Lagoa Rodrigo de Freitas; Chácara do Tosta; Capela | |
Vista do cume do Corcovado, a 1500 pés de altura, sobre o oceano. | ENDER, Thomas | 1817- 1818 |
Lápis aquarelado | Composto por duas partes
-321x948 mm |
Colorido | Esboçode uma visão geral do Rio de Janeiro onde pode-se avistar Cabo Frio, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas e Gávea. O autor escreveu "Lagoa de Freitas"e "Pólvora fábrica" entre outros. | Gabinete de gravuras da Academia de Belas- Artes de Viena | Viagem ao Brasil nas Aquarelas de Thomas Ender 1817-1818 Kapa Editorial, Petrópolis, RJ, 2000. Tomo2 | Organizado por: Robert Wagner (Viena) e Júlio Bandeira (Rio de Janeiro) | Rio de Janeiro; Cabo Frio; Pão de Açucar; Lagoa Rodrigo de Freitas; Gávea; Rio de Janeiro | |
Koniglichses Landschloss. S: Cristoph | ENDER, Thomas | 1817- 1818 |
Aquarela | 190x285 mm |
Colorido | Vista geral do prédio do Palácio de São Cristovão, a "Quinta da Boa Vista" na sua primeira fase | Gabinete de gravuras da Academia de Belas- Artes de Viena | Viagem ao Brasil nas Aquarelas de Thomas Ender 1817-1818 Kapa Editorial, Petrópolis, RJ, 2000. Tomo2 | Organizado por: Robert Wagner (Viena) e Júlio Bandeira (Rio de Janeiro) | Paço de São Cristovão; Quinta da Boavista | |
S. Cristoph | ENDER, Thomas | 1817- 1818 |
Aquarela | 197x284 mm |
Colorido | Portão da entrada para o Real Palácio de Verão da Boa Vista em São Cristovão. D. Pedro e Leopoldina entram naquele momento em um cabriolê de duas rodas. Em segundo plano, a antiga residência dos jesuitas e atrás, situa-se a praia de São Cristovão. | Gabinete de gravuras da Academia de Belas- Artes de Viena | Viagem ao Brasil nas Aquarelas de Thomas Ender 1817-1818 Kapa Editorial, Petrópolis, RJ, 2000. Tomo2 | Organizado por: Robert Wagner (Viena) e Júlio Bandeira (Rio de Janeiro) | Portão de entrada do Palácio de São Cristovão; Quinta da Boavista; Residência dos Jesuítas | |
Fábrica de Pólvora | ENDER, Thomas | 1817- 1818 |
Aquarelado | 195x310 mm |
Colorido | Vê-se uma capela ao longe nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Ao fundo vê-se o Morro Dois Irmãos. Em primeiro plano parte de uma edificação que podeser a sede da Fábrica | Gabinete de gravuras da Academia de Belas- Artes de Viena | Viagem ao Brasil nas Aquarelas de Thomas Ender 1817-1818 Kapa Editorial, Petrópolis, RJ, 2000. Tomo2 | Organizado por: Robert Wagner (Viena) e Júlio Bandeira (Rio de Janeiro) | Fábrica de Pólvora; Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro Dois Irmãos | |
Fábrica de Pólvora | ENDER, Thomas | 1817- 1818 |
Lápis aquarelado | 198x310 mm |
Colorido | Intitulada pelo autor de Fábrica de Pólvora se avista o Corcovado, as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas e vegetação. | Gabinete de gravuras da Academia de Belas- Artes de Viena | Viagem ao Brasil nas Aquarelas de Thomas Ender 1817-1818 Kapa Editorial, Petrópolis, RJ, 2000. Tomo2 | Organizado por: Robert Wagner (Viena) e Júlio Bandeira (Rio de Janeiro) | Fábrica de Pólvora; Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro Dois Irmãos | |
Fábrica de Pólvora | ENDER, Thomas | 1817- 1818 |
Aquarela e lápis | 195x310 mm |
Colorido | Paisagem tomada de uma elevação onde se avista ao longe a Lagoa Rodrigo de Freitas e uma edificação que pode ser parte da Fábrica de Pólvora e ao fundo o Corcovado. | Gabinete de gravuras da Academia de Belas- Artes de Viena | Viagem ao Brasil nas Aquarelas de Thomas Ender 1817-1818 Kapa Editorial, Petrópolis, RJ, 2000. Tomo2 | Organizado por: Robert Wagner (Viena) e Júlio Bandeira (Rio de Janeiro) | Fábrica de Pólvora; Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro Dois Irmãos | |
Fábrica de Pólvora | ENDER, Thomas | 1817- 1818 |
Aquarela e lápis | 195x310 mm |
Colorido | Paisagem em primeiro plano vegetação e possivelmente uns canteiros de plantas. Entretanto não se avista a Fábrica | Gabinete de gravuras da Academia de Belas- Artes de Viena | Viagem ao Brasil nas Aquarelas de Thomas Ender 1817-1818 Kapa Editorial, Petrópolis, RJ, 2000. Tomo2 | Organizado por: Robert Wagner (Viena) e Júlio Bandeira (Rio de Janeiro) | Fábrica de Pólvora; Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro Dois Irmãos | |
Gegend St Christoph | ENDER, Thomas | 1817- 1818 |
Aquarela sobre lápis | 314x461 mm |
Colorido | Arredores de São Cristovão em primeiro plano mulher negra carregando uma bacia na cabeça, ao fundo a praia de São Cristovão. | Gabinete de gravuras da Academia de Belas- Artes de Viena | Viagem ao Brasil nas Aquarelas de Thomas Ender 1817-1818 Kapa Editorial, Petrópolis, RJ, 2000. Tomo2 | Organizado por: Robert Wagner (Viena) e Júlio Bandeira (Rio de Janeiro) | São Cristovão; Praia de São Cristovão | |
Passeio Público | FERREZ, Marc | c. 1890 |
Albúmen | 19,4x25,4cm |
Sépia | Vista do Passeio Público onde se avista a vegetação, ponte, estátua e cidadãos à passeio. | Instituto Moreira Salles | O Brasil De Marc Ferrez, São Paulo:Instituto Moreira Salles,2005 | Passeio Público | ||
Jardim Botânico, aléia das palmeiras | FERREZ, Marc | c. 1890 |
Albúmen | 22,3x16,2cm |
Sépia | Vista da Aléia de palmeiras do Jardim Botânico onde se avista 2 cartazes indicando horário de funcionamento e regras de vistação além de dois cidadãos em que parecem estar posando. | Instituto Moreira Salles | O Brasil De Marc Ferrez, São Paulo:Instituto Moreira Salles,2005 | Palmeiras;Roystonea oleracea; Jardim Botânico | ||
Jardim Botânico | FERREZ, Marc | c. 1890 |
Albúmen | 15,8x22,4cm |
Sépia | Vista da margem oeste do Lago Frei Leandro em que se vê várias touceiras de bambus e um cidadão sentado debaixo | Instituto Moreira Salles | O Brasil De Marc Ferrez, São Paulo:Instituto Moreira Salles,2005 | Segundo Gilberto Ferrez, esta foto sempre foi uma das preferidas e mais compradas pelos viajantes estrangeiros. In: FERREZ, Gilberto. O Rio antigo do fotógrafo Marc Ferrez. Paisagens e tipos humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918. Ed. ExLibris, 1985. | Bambuzal; Jardim Botânico | |
Lagoa Rodrigo de Freitas | FACCHINETTI, Nicolau | 1887 |
óleo sobre madeira | 22x70cm |
Colorido | Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, ao fundo vê-se o Pão de Açucar e o Corcovado. No lado direito o Morro dois Irmãos. No lado esquerdo avista-se ao longe palmeiras e uma construção, possivelmente do Jardim Botânico. Ao fundo avista-se o mar. | Coleção particular | Catálogo da exposição sobre Facchinetti no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2004. | Quadro pintado do natural de fevereiro a março de 1887. Encomenda de II Snr. D.A. Del Valle (efeito da manhã) Nota do Autor Nicolau Facchinetti | Lagoa Rodrigo de Freitas; [Jardim Botânico]; Corcovado ; Morro Dois Irmãos; Pão de Açúcar | |
Rua Paissandu em direção ao ocidente | FACCHINETTI, Nicolau | 1885 |
óleo sobre madeira | 24x17,4cm |
Colorido | Vista da rua Paissandu onde avistam-se as palmeiras e ao fundo o Morro do Corcovado. Vê-se o palácio da princesa Isabel [nota do autor], atual palácio da Guanabara. | Coleção particular, São Paulo | Catálogo da exposição sobre Facchinetti no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2004. | Rua Paissandu; Palmeiras; Roystonea oleracea; Corcovado; palácio da princesa Isabel; palácio da Guanabra | ||
Rua Paissandu em Direção ao oriente | FACCHINETTI, Nicolau | 1885 |
óleo sobre madeira | 24x17,5cm |
Colorido | Vista da rua Paissandu desde o palácio da princesa Isabel [nota do autor], atual palácio da Guanabara. Vê-se as palmeiras e ao fundo o Morro do Corcovado. | Coleção particular, São Paulo | Catálogo da exposição sobre Facchinetti no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2004. | Rua Paissandu ; Palmeiras; Roystonea oleracea | ||
[Panorama do Rio de Janeiro tomado da Vista Chinesa] | FACCHINETTI, Nicolau | 1869 |
Óleo sobre tela | 54x79cm |
Colorido | Vê-se a Lagoa Rodrigo de Freitas, Corcovado, Ipanema e Leblon. Ao fundo vê-se o Pão de Açúcar e Niterói. | Coleção particular | Catálogo da exposição sobre Facchinetti no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2004. | Apesar do autor ter pintado a vista que abrangia a área do Jardim Botânico não é possível identificar o arboreto. | Lagoa Rodrigo de Freitas; Corcovado; Ipanema e Leblon | |
Lagoa Rodrigo de Freitas | FACCHINETTI, Nicolau | c. 1884 |
óleo sobre madeira | 22,7x65cm |
Colorido | Vista de longe a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Corcovado. Em primeiro plano se destacam duas palmeiras. | Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro | Catálogo da exposição sobre Facchinetti no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2004. | A obra participou da Exposição Geral de Belas Artes de 1884, a última do período monárquico | Lagoa Rodrigo de Freitas; Palmeiras; Roystonea oleracea; Corcovado | |
Lagoa Rodrigo de Freitas | FACCHINETTI, Nicolau | 1888 |
Óleo sobre tela | 33x61,5cm |
Colorido | Vista àmargem da Lagoa Rodrigo de Freitas. Vê-se o Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea e umas palmeiras enfileiradas, possivelmente do Jardim Botânico além de uma construção. Em primeiro plano aparece uma linha de trem e uma residência ostentando a bandeira da França e umas cidadãs passeando. | Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora | Catálogo da exposição sobre Facchinetti no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2004. | Quadro pintado do natural em setembro de 1888. Encomenda do II . Mo Snr. Visconde de Cavalcante. (efeito da manhã). Nota do autor | Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro Dois Irmãos; Pedra da Gávea; Jardim Botânico; residência; linha do trem | |
Panorama da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro | LEUZINGER,Georges | c. 1865 |
Fotografia | Sépia | Lagoa Rodrigo de Freitas ao fundo Morro dois Irmãos e Pedra da Gávea. | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006 | Lagoa Rodrigo de Freitas; Pedra da Gávea; Morro Dois Irmãos | |||
Jardim Botânico, Rio de Janeiro | LEUZINGER,Georges | c. 1865 |
Fotografia | Sépia | O Jardim Botanico e ao fundo o Corcovado | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006. | Jardim Botanico; Corcovado | |||
Aléia das palmeiras, Jardim Botânico, Rio de Janeiro | LEUZINGER,Georges | c. 1865 |
Fotografia | Sépia | Aléia das palmeiras no Jardim Botânico. Em primeiro plano, o antigo chafariz | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006. | Jardim Botanico; Aléia; Palmeira; Roystonea oleracea; chafariz | |||
Aléia das palmeiras, Jardim Botânico, Rio de Janeiro | LEUZINGER,Georges | 1865 |
Fotografia | Sépia | Aléia das palmeiras no Jardim Botânico. Semelhante à fotografia anterior acrescido de mais água no chafariz e um cidadão encostado em uma palmeira, possivelmente para indicar a altura. | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006. | Jardim Botanico; Aléia das Palmeiras; Palmeira-imperial; Roystonea Oleracea; chafariz | |||
Lagoa Rodrigo de Freitas, vendo-se o morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea, Rio de Janeiro | LEUZINGER,Georges | c. 1866 |
Fotografia | Sépia | Vista de parte da Lagoa Rodrigo de Freitas onde avista-se o morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. Ao fundo, à direita vê-se com dificuldades as palmeiras do Jardim Botânico. | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006. | Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro Dois Irmãos; Pedra da Gávea; Jardim Botânico | |||
Lagoa Rodrigo de Freitas, vendo-se a praia do Leblon, Rio de Janeiro | LEUZINGER,Georges | c. 1866 |
Fotografia | Sépia | Vista parcial da Lagoa Rodrigo de Freitas com algumas casas e ao fundo vê-se o Leblon. | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006. | Lagoa Rodrigo de Freitas; Leblon | |||
Fourcroya gigantea (piteira ou agave) no Jardim Botânico | LEUZINGER,Georges | c.1866 |
Fotografia | Sépia | Cidadão admirando a uma Fourcroya gigantea (piteira ou agave) no Jardim Botânico. | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006. | Jardim Botânico; Agave americana; Piteira; Agave | |||
Carnaúba no Jardim Botânico | LEUZINGER,Georges | c.1866 |
Fotografia | Sépia | Alguns pés de carnaúba no Jardim Botânico. | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006. | Carnaúba, Jardim Botânico; Copernicia prunifera | |||
Phoenixreclinata (tamareira do Senegal) no Jardim Botânico | LEUZINGER,Georges | c. 1866 |
Fotografia | Sépia | Phoenixreclinata (tamareira do Senegal) no Jardim Botânico Rio de Janeiro | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006. | Phoenixreclinata; tamareira do Senegal; Jardim Botânico | |||
Fourcroya gigantea (piteira ou agave) no Jardim Botânico | LEUZINGER,Georges | c. 1866 |
Fotografia | Sépia | Imagem aproximada da Fourcroya gigantea (piteira ou agave) no Jardim Botânico | Instituto Moreira Salles | Cadernos de Fotografia Brasileira, n. 3: Geoges Leuzinger. Instituto Moreira Salles, jun. 2006. | Fourcroya gigantea, Piteira, Agave, Jardim Botânico | |||
Entrada do Passeio Público | KLUMB, Revert Henrique | c. 1860 |
Albúmen | 7,2x7cm |
Sépia | Portão de entrada do Passeio Público. | Coleção Dona Teresa Cristina Maria, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro | VASQUEZ, Pedro Karp. Revert Henrique Klumb: um alemão na corte Imperial Brasileira. Coleção Visões do Brasil n. 4. Ed. Capivara, 2001. Rio de Janeiro. | Passeio Público; Portão | ||
Chafariz do Terraço do Passeio Público | KLUMB, Revert Henrique | c. 1860 |
Albúmen | 7,2x7cm [a cada imagem,
estereoscopia] |
Sépia | Chafariz do Terraço do Passeio Público, Rio de Janeiro | Coleção Dona Teresa Cristina Maria, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro | VASQUEZ, Pedro Karp. Revert Henrique Klumb:um alemão na corte Imperial Brasileira. Coleção Visões do Brasil n. 4. Ed. Capivara, 2001. Rio de Janeiro. | Chafariz do Terraço; Passeio Público | ||
Terraço do Passeio Público | KLUMB, Revert Henrique | c. 1860 |
Albúmen | 7,2x7cm [a cada imagem,
estereoscopia] |
Sépia | Terraço do Passeio Público. Vê-se um dos pavilhões e construções em morro, ao fundo. | Coleção Dona Teresa Cristina Maria, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro | VASQUEZ, Pedro Karp. Revert Henrique Klumb:um alemão na corte Imperial Brasileira. Coleção Visões do Brasil n. 4. Ed. Capivara, 2001. Rio de Janeiro. | Terraço; Passeio Público | ||
Passeio Público | KLUMB, Revert Henrique | c. 1860 |
Albúmen | 7,2x7cm [a cada imagem,
estereoscopia] |
Sépia | Passeio Público. Vê-se o café ali situado. | Coleção Dona Teresa Cristina Maria, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro | VASQUEZ, Pedro Karp. Revert Henrique Klumb: um alemão na corte Imperial Brasileira. Coleção Visões do Brasil n. 4. Ed. Capivara, 2001. Rio de Janeiro. | Passeio Público; café | ||
Passeio Público | KLUMB, Revert Henrique | 1860 |
Albúmen | 7,2x7cm [a cada imagem,
estereoscopia] |
Sépia | Vista do terraço do Passeio Público sob outro ângulo onde se avista o Pavilhão. Dois guradas parecem posar. | Coleção Dona Teresa Cristina Maria, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro | VASQUEZ, Pedro Karp. Revert Henrique Klumb: um alemão na corte Imperial Brasileira. Coleção Visões do Brasil n. 4. Ed. Capivara, 2001. Rio de Janeiro. | Passeio Público; pavilhão | ||
Passeio Público | KLUMB, Revert Henrique | 1860 |
Albúmen | 7,2x7cm [a cada imagem,
estereoscopia] |
Sépia | Passeio Público visto desde parte de seu lago. Ao fundo vê-se os marcos , o terraço e o pavilhão. | Coleção Dona Teresa Cristina Maria, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro | VASQUEZ, Pedro Karp. Revert Henrique Klumb:um alemão na corte Imperial Brasileira. Coleção Visões do Brasil n. 4. Ed. Capivara, 2001. Rio de Janeiro. | Passeio Público; lago; monumento; pavilhão; terraço | ||
Lagoa Rodrigo de Freitas | FERREZ, Marc | c. 1890 |
Fotografia | P & B | Lagoa Rodrigo de Freitas,vista da Fonte da Saudade. Ao fundo Morro Dois Irmãos, Gávea e Pedra Bonita. | Coleção Gilberto Ferrez | FERREZ, Gilberto. O Rio antigo do fotógrafo Marc Ferrez. Paisagens e tipos humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918. Ed. Ex Libris, 1985. | Um projeto editorial de Frederico Nasser para Editora ExLibris | Lagoa Rodrigo de Freitas; Morro Dois Irmãos; Pedra da Gávea; Pedra Bonita; Fonte da Saudade | ||
Lagoa Rodrigo de Freitas | FERREZ, Marc | 1895 |
Fotografia | P & B | Lagoa Rodrigo de Freitas, ao fundo a Fábrica da Companhia de Fiação e Tecidos Corcovado, fundada em 1889, vista das aproximidades da Fonte da Saudade. VER COM RENATO LOCALIZAÇÃO + EXATA. SOLAR AO FUNDO?? | Coleção Gilberto Ferrez | FERREZ, Gilberto. O Rio antigo do fotógrafo Marc Ferrez. Paisagens e tipos humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918. Ed. Ex Libris, 1985. | Um projeto editorial de Frederico Nasser para Editora ExLibris | Lagoa Rodrigo de Freitas; Fábrica da Companhia de Fiação e Tecidos Corcovado | ||
Corcovado | FERREZ, Marc | c. 1885 |
Fotografia | P & B | Sopé do Corcovado visto da margem da Lagoa Rodrigo de Freitas altura da fonte da Saudade, antes da execução de aterros. | Coleção Gilberto Ferrez | FERREZ, Gilberto. O Rio antigo do fotógrafo Marc Ferrez. Paisagens e tipos humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918. Ed. Ex Libris, 1985. | Um projeto editorial de Frederico Nasser para Editora ExLibris | Lagoa Rodrigo de Freitas; Corcovado; Fonte da Saudade | ||
Rua Jardim Botânico | FERREZ, Marc | c. 1880 |
Fotografia | P & B | O Jardim Botanico e a rua do mesmo nome. O bondinho, puxado a burro, começou a funcionar em 1871. | Coleção Gilberto Ferrez | FERREZ, Gilberto. O Rio antigo do fotógrafo Marc Ferrez. Paisagens e tipos humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918. Ed. Ex Libris, 1985. | Um projeto editorial de Frederico Nasser para Editora ExLibris | Jardim Botânico; Rua Jardim Botânico; Bonde puxado a burro | ||
Jardim Botânico | FERREZ, Marc | c. 1880 |
Fotografia | P & B | O portão principal do Jardim Botanico com guarda postado na frente. Aléia das palmeiras | Coleção Gilberto Ferrez | FERREZ, Gilberto. O Rio antigo do fotógrafo Marc Ferrez. Paisagens e tipos humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918. Ed. Ex Libris, 1985. | Um projeto editorial de Frederico Nasser para Editora ExLibris | Jardim Botânico; Portão principal; aléia de palmeiras | ||
Jardim Botânico | FERREZ, Marc | c. 1890 |
Fotografia | P & B | O lago Frei Leandro no Jardim Botânico. Vê-se abundante vegetação. | Coleção Gilberto Ferrez | FERREZ, Gilberto. O Rio antigo do fotógrafo Marc Ferrez. Paisagens e tipos humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918. Ed. ExLibris, 1985. | Um projeto editorial de Frederico Nasser para Editora ExLibris | Jardim Botânico; Lago de Frei Leandro | ||
Imperial Academia de Belas Artes | FERREZ, Marc | c. 1885 |
Fotografia | P & B | Portal da Imperial Academia de Belas Artes | Coleção Gilberto Ferrez | FERREZ, Gilberto. O Rio antigo do fotógrafo Marc Ferrez. Paisagens e tipos humanos do Rio de Janeiro, 1865-1918. Ed. ExLibris, 1985. | Segundo Gilberto Ferrez, "era o mais belo prédio da cidade até o final do século passado. Projetado por Grandjean de Montigny e decorado pelos irmãos Marc e Zeferino Ferrez (este, pai do fotógrafo Marc Ferrez) que aqui chegaram com a missão artística francesa, em 1816. Este prédio foi demolido em 1937. A fachada foi comprada pela Secretaria do do Patrimônio Histórico (SPHAN), que a reconstituiu no fim da Aléia das Palmeiras , no Jardim Botânico onde encontra-se hoje em dia. | Academia de Belas Artes; portal | ||
Jardim Botânico | FERREZ, Marc | c. 1880 |
Negativo original em vidro | 24x18cm |
Sépia | Aléia das palmeiras do Jardim Botânico | Coleção Gilberto Ferrez | O Brasil De Marc Ferrez, São Paulo:Instituto Moreira Salles, São Paulo, 2005. | Jardim Botânico; Aléia das palmeiras; Marc Ferrez |
janeiro 2007
CRÉDITOS
Begonha Bediaga
Rafael Oliveira Lima
Renato Pizarro Drummond
Sandra Moura